quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O MAL E A LIBERDADE (4 PERIODO)

Aurélio Agostinho nasceu em Tagaste, cidade da Numídia, de uma família burguesa, a 13 de novembro do ano 354. Seu pai, Patrício, era pagão, recebido o batismo pouco antes de morrer; sua mãe, Mônica, pelo contrário, era uma cristã fervorosa, e exercia sobre o filho uma notável influência religiosa. 
O MAL E A LIBERDADE (Segundo Agostinho)
Em seu livro O livre-arbítrio, Santo Agostinho tenta provar de forma filosófica de que Deus não é o criador do mal. Pois, para ele, tornava-se inconcebível o fato de que um ser tão bom, pudesse ter criado o mal.
A concepção que Agostinho tem do mal, esta baseada na teoria platônica, assim o mal não é um ser, mas sim a ausência de um outro ser, o bem. O mal é aquilo que "sobraria" quando não existe mais a presença do bem. Deus seria a completa personificação deste bem, portanto não poderia ter criado o mal.
No diálogo com seu amigo Evódio, Agostinho tenta explicar-lhe de que a origem do mal está no livre-arbítrio concedido por Deus. Deus em sua perfeição, quis criar um ser que pudesse ser autônomo e assim escolher o bem de forma voluntária. O homem, então, é o único ser que possuiria as faculdades da vontade, da liberdade e do conhecimento. Por esta forma ele é capaz de entender os sentidos existentes em si mesmo e na natureza. Ele é um ser capacitado a escolher entre algo bom (proveniente da vontade de Deus) e algo mau (a prevalência da vontade das paixões humanas).
Entretanto, por ter em si mesmo a carga do pecado original de Adão e Eva, estaria constantemente tendenciado a escolher praticar uma ação que satisfizesse suas paixões (a ausência de Deus em sua vida). Deus, portanto, não é o autor do mal, mas é autor do livre-arbítrio, que concede aos homens a liberdade de exercer o mal, ou melhor, de não praticar o bem.
Também importantes foram os seus adiantados e influentes escritos sobre a vontade humana, um tópico central na ética, que se tornaram um foco para filósofos posteriores, como Arthur Schopenhauere Friedrich Nietzsche, mas ainda encontrando eco na obra de Albert Camus e Hannah Arendt (ambos os filósofos escreveram teses sobre Agostinho).

46 comentários:

  1. Agostinho procura justificá-lo mediante um velho argumento, digamos assim, estético: o contraste dos seres contribuiria para a harmonia do conjunto. Mas é esta a parte menos afortunada da doutrina agostiniana do mal.

    Rariely Sousa Campos
    Sala:3 4Período Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante esse trabalho pois
    fala sobre a concepçao de Santo Agostinho que acretitava, que Deus nao e o criador do mal e que o mal e so uma ausencia do bem, e eu tambem acredito nisso.
    Foi muito intressante esse assunto...

    Aluna:Taylana Pereira de Sousa
    QUARTO PERIODO
    SALA 3
    MATUTINO

    ResponderExcluir
  3. Concordooo com a concepção que Aurélio Agostinho tem sobre o mal, acho que o mal vem quando agente de certa forma deixa de lado o amor que existe em nos , nos deixando levar muitas vezes pela inveja e pelos outros pecados que existem em nos.

    ResponderExcluir
  4. Marcos Vinicius Dutra de Sousa
    Sala 03 Matutino 4º Periodo

    Agotinho acredita que Deus não criou o mal e que o mal é um "ausencia de Deus", Deus criou o Livre arbitrio que junto com o pecado horiginal (Adão e Eva) puxa as pessoas para os pecados. Mais Agotinho acredita que Deus Não Criou o mal "Porque Deus criou tudo" O Mal é uma ausencia da Deus Para agostinho

    ResponderExcluir
  5. Deus nos da o livre arbitrio para escolher entre o bem e o mal. para Agostinho depois que se comverte ao cristianismo o mal nao existe.O mal e a ausencia do bem e a liberdade para agostinho e a escolha do bem.

    ResponderExcluir
  6. se deus e o autor o que acontec,como se explica o bem e o mal?
    Deus nos deu dois caminhos o bem e o mal podemos escolher o que quermos seguir para sermos livres precismos estar bem primcipalmente com nos mesmo.
    o mal e simplesmente a ausenciado bem

    aluna:Carla patricia
    sala:04 serie:4periodo noturno

    ResponderExcluir
  7. Deus nao criou o mal,nos que escolhemos o caminho que queremos seguir,existe o bem e o mal,o melhor a ser sempre seguido´é o caminho do bem,mas,ifelismente a muitas pessoas que preferiram o caminho do mal,essas pessoas sãõ muito solitarias e nãõ praticam o bem,por isso sabemos que o bem é a ausencia do bem.

    ALUNA:Fernanda Ferreira De Araujo
    SALA:4 SERI:4 periodo noturno.

    ResponderExcluir
  8. Segundo Agostinho, Deus não criou o mal, para ele o mal seria a ausência de Deus. Deus, em sua benevôlência crio o homem e deu a ele o livre-arbítrio. Por isso somos livres para escolher o caminho do bem ou do mal. (Raniely Borges).

    ResponderExcluir
  9. A postagem nos traz a concepção de Santo Agostinho em relação ao bem e mal. O filósofo afirma que Deus não é o criador do mal e que o mesmo provém da ausência do bem, um ato que gera a partir de uma certa ignorância, ao tentar decidir sobre sua vida deixando que a vontade fale mais alto do que a razão. Bem e mal são caminhos extremamente diferentes, e as pessoas estão livres para escolher ambos.

    Joana Carollyne (4°período/noturno/sala:04)

    ResponderExcluir
  10. Santo Agostinho foi um filósofo exemplar e move muitos ideais até hoje. Em seus conceitos, apesar de dizer que Deus é o criador de tudo, afirma que o mal é a ausência do bem e provém do livre-arbítrio das pessoas. Concordo plenamente, nós somos responsáveis pelo que fazemos, Deus só nos dá a oportunidade de escolher.


    Amanda Lemos - sala 04 matutino.

    ResponderExcluir
  11. Segundo as palavras de Santo Agostinho tudo surgiu a partir da seguinte pergunta: Se Deus é o autor de tudo o que acontece como se explica o mal?
    Pórem para ele é impossível uma pessoa tão boa quanto Deus criar o mal, e eu concordo, deus nos criou a sua imagem e semelhança e nos deus livre arbítrio para escolhermos entre o bem e o mal; sendo assim o mal a ausência do bem temos a opção de vivermos o bem ou a ausência dele.
    (Débora Godoi)
    4° Período Sala 04 Noturno

    ResponderExcluir
  12. O trabalho foi muito interessante, pois vimos sobre a concepção de agostinho sobre o mal e a liberdade.Para ele o mal é so a falta de amor em nós.Para ele Deus não criou o mal.O bem e o mal são coisas completamentes diferentes e como as pessoas tem o livre arbitrio para esolher entre o bem e o mal, muitas preferem escolher o mal.

    ResponderExcluir
  13. essa postagem faz com que refletimos sobre o bem e o mal que sao dois caminhos totalmente diferente e cada um de nos estamos livres para esolher desde que seja o certo?

    lizia camilla(sala:03)MATUTINO

    ResponderExcluir
  14. Aline disse...
    Essa forma de dizer que o mal e ausencia do bem ficou muito interessante,pois o que Agostinho fala é simplismente a verdade e que nós temos a capacidade de escolher o que queremos através do livre arbítrio.Afinal ficol 1000.

    ResponderExcluir
  15. Esse artigo ficou muito interessante
    pós fala que Deus não criou o mau apenas veio do Livre Arbítrio e que
    o mau e ausência do bem e que nós somos capazes de escolher entre eles.Em minha opinião o mau e complemento da liberdade.
    Sala:04 Turno:Vespertino by: Aline marques de brito 4º periodo

    ResponderExcluir
  16. Deus criou o mundo e tudo que há nele. Criou tambem o que julgo ser o mais importante: O livre-Arbítrio, com ele temos a liberdade de escolher entre o bem e o mal, porém, as vezes não o usamos da maneira correta, como espera Deus. Com isso, Agostinho tentou explicar o principio do mal, que para ele não é nada mais, nada menos que a ausência do bem!
    Gustavo Borges, Sala:03 Noturno.

    ResponderExcluir
  17. Bom segundo Agostinho, Deus criou somente o livre arbítrio , e só assim podemos escolher entre o bem e o mal.
    Cada pessoa segue o rumo que quiser e segundo Agostinho não existe o bem e o mal, o mal e somente uma ausência do bem .
    Geysa Francinny Facundo do Vale
    Sala: 04 4°Periodo NOTURNO

    ResponderExcluir
  18. Bom segundo Agostinho, Deus criou somente o livre arbítrio , e só assim podemos escolher entre o bem e o mal.
    Cada pessoa segue o rumo que quiser mas segudo Agostinho não existe o bem e o mal, o mal e somente uma ausência do bem .
    Geysa Francinny Facundo do Vale
    Sala: 04 4°Periodo NOTURNO

    ResponderExcluir
  19. O filosofo Agostinho,nos diz que DEUS nao e o criador do Mal,o mal e como se fosse um outro ser,que quizesse usurfluir do bem.
    O ser humano,nao esta pronto a obedecer,e acaba fazendo o que lhe da vontade,onde so acaba fazendo o mal,e isso nao e de DEUS.

    João Pedro da Silva
    4° Periodo/Sala:04 Noturno.

    ResponderExcluir
  20. O filosofo Agostinho,nos diz que DEUS nao e o criador do Mal,o mal e como se fosse um outro ser,que quizesse usurfluir do bem.
    O ser humano,nao esta pronto a obedecer,e acaba fazendo o que lhe da vontade,onde so acaba fazendo o mal,e isso nao e de DEUS.

    João Pedro da Silva
    4° Periodo/Sala:04 Noturno.

    ResponderExcluir
  21. o livre-Arbítrio nos dá a liberdade de escolher o bem ou o mal,ainda há muitos q escolhem pelo mal, mas a maioria decide seguir fazendoo as coisas pelo beem.agostinho tenta explicar q as pessoas acabam fazendo o mal, apenas pela ausência do bem. é preciso saber viver ♪
    lucas ribeiro ;)
    sal: 3 matutino
    o blog táh legal :D

    ResponderExcluir
  22. Deus e o autor de tudo e do todos desse mundo, de tudo que acontece.
    Pois, acho que Ele não criou o mal mais sim o bem. O mal vem do principio do mal, mas ele vem de uma falta do bem que existe dentro das pessoas. As pessoas tem o livre-arbítrio de escolher se quer o mal ou o bem...
    Mas Agostinho explica que o mal e uma grande ausência do bem que existe dentro das pessoas.
    Letícia Rodrigues
    Sala= 03 série= 4º período matutino.

    ResponderExcluir
  23. Flávio Angeli
    matutino sala 3

    se Deus e criador de tudo,e um ser bom quem criou o Mal ?
    Segundo Agostinho o mal e uma ausência do bem, e que so existe o mal devido a "liberdade" que a pessoa tem para escolher o bem e o mal , porem segundo agostinho quem escolhe o mal nao fica livre e sim se torna escravo dele .

    ResponderExcluir
  24. Santo Agostinho acreditava que o mau é a ausencia do bem,e que podemos escolher entre eles, atraves do livre-arbritio.E ele foi muito importante para o desenvolvimento do cristianismo no Ocidente.

    Carmelita, Sala03 Noturno

    ResponderExcluir
  25. Santo Agostinho dexa bem claro que Deus criou o bem eo mal mas nem por isso devemos fazer o mal,pois Santo Agostinho fala que o mal e ausência do bem, por isso nós devemos ter nossos propios conceito.
    João Victor Sala:04 Matutino

    ResponderExcluir
  26. o trabalho foi bem interessante pois fala sobre o bem e o mal que para Agostinho o mal e a ausencia do bem q tem origem do livre-abitrio o dierto de escolhar entre as pessoas.(kalita jordane)

    ResponderExcluir
  27. Se Deus é o autor de tudo, como explicar a existência do mal? O mal exizte em função do livre-arbítrio que tem o homem, sendo assim livre para escolher entre dois caminhos. Para os maniqueus, o mal vem de um príncipio mau (bem-mal). Já para Agostinho, o mal é a ausência do bem. O mal provém do livre-arbítrio, que pela capacidade de escolha opita por não fazer o bem.

    Amanda A. Silvestre n°:01
    4°p. Sala:04, matutino.

    ResponderExcluir
  28. Se Deus é o autor de tudo, como explicar a existencia do mal? O mal existe através do livre-arbítrio do homem, que lhe permite escolher entre dois caminhos. Para Santo Agostinho, o mal é a ausência do bem. E provém da capacidade de escolha (livre-arbítrio) tendo como opção fazer ou não o bem.

    Amanda A. Silvestre n°01
    4° P. Sala:04, Matutino.

    ResponderExcluir
  29. É fato que um Deus soberano não seria capaz de criar o mal, que nos prejudica e faz ir contra de um fé até então pregada. O mal acontece pela fraqueza humana de não manter em foco a bondade. Então temos o livre arbítrio, de poder escolher o que fazemos , sendo a maldade uma característica de tais seres.
    Camila Das G. Lemos Castro.
    Sala:04 / Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  30. Agustino esta explicando o mal e a liberdade.Deus deu o Livre-Arbítro para o ser humano fazer sua propia escolha entre o bem e o mal.Quem nao acredita em Deus resta fica com o mal.Resumindo o mal e a ausência do bem por quem nao acredita nao tem fé.
    (Warley Pereira)Sala:04 Noturno

    ResponderExcluir
  31. Agustino esta explicando o mal e a liberdade.Deus deu o Livre-Arbítro para o ser humano fazer sua propia escolha entre o bem e o mal.Quem nao acredita em Deus resta fica com o mal.Resumindo o mal e a ausência do bem por quem nao acredita nao tem fé

    (Warley)Sala:04 Noturno

    ResponderExcluir
  32. Para Agustinho o mal e a asência do bem e Deus deu o Livre-Arbítro para o ser humano.como um tipo de prova o Livre-Arbítro e uma escolha que Deus deu para do ser humano fazer entre o bem e o mal.

    (Warley)Sala:04 Noturno

    ResponderExcluir
  33. Para Agustinho o mal e a asência do bem e Deus deu o Livre-Arbítro para o ser humano.como um tipo de prova o Livre-Arbítro e uma escolha que Deus deu para do ser humano fazer entre o bem e o mal.

    (Warley)Sala:04 Noturno

    ResponderExcluir
  34. Deus criou o mundo e o ser o humano assim o ser humano teve livre habito pra escolher entre o bem e o mal, assim veio a concepçao de agostinho com o mal e a liberdade. Este texto traz para nos ambos caminho mal e bom pra sermos seguimos mas antes pense....

    Aluno: Guemel Borges dos Santos
    Sala: 04 4º periodo

    ResponderExcluir
  35. Agostinho tenta explicar, que as pessoas que praticam o mal ou o bem, nao o praticam porque Deus o criou, mas sim por ele ter deixado o livre-arbitrio de escolherem o melhor para si. Muitos fazem a escolher errada, mas nao devemos julga- los, somos todos iguais, mas com escolhas diferentes!
    Nayara Martins, Sala:03 Noturno

    ResponderExcluir
  36. É como Agostinho disse, o mal entrou como pecado na terra atraves de Adao e eva, entao teve o significado como a ausencia de Deus na vida humana, pode sim ser a ausencia de Deus, mas para isso a pessoa teria que optar sempre pelo mal.. Por isso Deus deixou o livre-arbitrio, para que cada um pudesse fazer sua escolha!
    Luiz Paulo, Sala:03 Noturno

    ResponderExcluir
  37. Agostinho tenta explicar,entre o mal e o bem que as pessoas tem um livre arbitrio de escolher o caminho que quiser.e importante para nossa reflexao sobre a existencia humana.

    sala 03
    serie 4 periodo
    alanna beatriz

    ResponderExcluir
  38. Agostinho acredita que Deus não criou o mal e que o mal é um "ausencia de Deus".
    Deus criou o Livre arbitrio que junto com o pecado original de Adão e Eva. Mais Agostinho acredita que Deus Não Criou o mal "Porque Deus criou tudo" O Mal é uma ausencia da Deus Para agostinho.
    Letícia Coelho
    2º ano 4º período.
    Maututino.

    ResponderExcluir
  39. Todos temos o livre arbito para escolher entre o bem e o mal.
    Não existe o mal o que existe e a ausência do bem.Deus e um ser tão perfeito que não poderia ter criado o mal.
    Karlla Nunes De Moura
    Sala:03 Matutino

    ResponderExcluir
  40. segundo agostinho temos o livre arbitrio de escolhermos entre o bem e o mal e a liberade e a capacidade de escolher o bem

    ResponderExcluir
  41. Segundo Santo Agostinho nao existe o mal e apenas a inexsistencia do bem.
    Segundo ele as pessoas sao livres para escolher entre o bem e o mal mas porem quem escolhe o mal nao e livre se torna escravo dele.

    Samuel Ribeiro Sala:03 Matutino

    ResponderExcluir
  42. delriane sala 03 matutino28 de outubro de 2010 às 06:39

    agostinho que mostrar que o mal nao existe que ele e apenas a ausencia do bem..pois temos toda liberdade de fazermos nossas escolhas

    ResponderExcluir
  43. O mal é asência do bem, Deus então deixou o livre-arbrito que concede aos homens a liberdade de exercer o mal, ou melhor, de não praticar o bem.

    ResponderExcluir
  44. Segundo Agostinho,não existe o mal e,sim a ausência do bem;Deus não criou o mal,mas nos dá a escolha do livre arbítrio para escolhermos o melhor caminho que devemos seguir.

    ResponderExcluir
  45. segundo Agostinho DEUS não criou o mal,o mal e apenas a ausência do bem.
    E também DEUS deixou o Livre-arbitrio para que o homem escolha entre o bem e o mal.Issa era a concepção de santo agostinho.

    ResponderExcluir
  46. Segundo Agostinho DEUS não criou o mal,o mal era apenas a ausência do bem.E também DEUS deixou o livre-arbitrio para que o homem fizesse sua própria escolha entre o bem e o mal.Isso era a concepção de Santo Agostinho...
    ALUNO:Marcos Vinícius silva
    SALA:04 4 Período
    TURNO:Matutino

    ResponderExcluir