terça-feira, 26 de outubro de 2010

OS UNIVERSAIS

Universal – o conceito

Para os realistas, universal é o ente predicado de vários outros (ou, em particular, todos os demais) entes. Ele existe objetivamente: seja como uma realidade em si, transcendente em relação ao particular, seja como um imanente encontrado em todas as coisas individuais. Para o conceitualismo, universal é tão somente aquele conteúdo ou conceito que é inteligível para a nossa mente: é uma representação do intelecto, que a deriva das coisas e com essas guarda alguma semelhança.

Os universais por Severino Boécio

Boécio fez sua a solução de Alexandre de Afrodisias, que é a seguinte:
a) Objeto do Pensamento o homem, a virtude, o bem, sob esta forma de universalidade não são realidades, mas objetos do pensamento que, certo, se fundem com a realidade. O verdadeiro real e existente por uma prioridade de natureza é o indivíduo. Dele o nosso pensamento abstrai o universal, conservando as notas comuns na certeza de, assim, atingir a essência.

b) Natureza incorpórea — Esta essência universal chama-lhe Boécio forma, imagem do pensamento, natureza incorpórea. E pensa que nesses dados mentais se aninham as idéias que se haviam concretizado nas coisas corpóreas. O que vem de novo a significar que o universal existe, por prioridade de natureza, pois  assume  uma  forma concreta Aí se declara que as formas universais não se abstraem das coisas particulares, mas que o nosso espírito se lembra de formas apriori, tendo o conhecimento sensível apenas a função de despertar essa relembrança. Por onde e claramente, os universais existem, ainda uma vez, com prioridade de natureza, para falar como Aristóteles.

c) Boécio contra Boécio? Boécio assumiu assim duas posições diferentes. Por um momento aderiu ele à interpretação empírico-naturalista que deu Alexandre ao pensamento de Aristóteles, de cuja linguagem se serviu. Mas, na verdade, conservou o pensamento exato do genuíno Aristóteles que, na sua polêmica com Platão, parece colocar-se na posição de Alexandre. Mas, nos passos decisivos da sua Metafísica, tal como a possuímos hoje, de ordinário platoniza. Assim também Boécio. Por aí ele não somente indicou à Idade Média o caminho para o fecundo campo espiritual de Aristóteles, mas antes de tudo lhe abriu a possibilidade de uma síntese entre a filosofia aristotélica e a augustiniano-platônica. Mas também, e em particular nos seus comentários ao Isagogo, sugeriu aos espíritos, mais presos às palavras que à realidade, as tentativas de Alexandre.

20 comentários:

  1. universal,para os realistas e meio de conceito.
    nome Rafael, Edna ,lidipalmer.

    ResponderExcluir
  2. Universais é um conceito que é inteligivel para a nossa mente que representa o intelecto.

    aluna: Taylana Pereira de Sousa
    sala :03 MATUTINO
    QUARTO PERIODO

    ResponderExcluir
  3. Esta essencia universal nao existe na pratica, uma vez que cada um tem um modo distinto de pensar,interpretar e ser educado.
    Por:
    Bruno
    Marcivone

    ResponderExcluir
  4. o conceito universal, tenta explicar a diferença dos pensamentos, cada um tem seu conceito sobre algo, nunca chegaram em um conceito identico.
    Nayara 4 periodo sala:03 noturno

    ResponderExcluir
  5. para os universais o objetivo e saber se todos tem o mesmo pensamentos depende do referencial de cada um

    alunos. Dalmo e priscila sala 4
    noturno

    ResponderExcluir
  6. A problemática dos universais é descobrir se existe um conhecimento universal entre todos os seres humanos. Representa o intelecto derivando das coisas e guardando com elas alguma semelhança. De acordo com Boécio são objetos do pensamento que se relacionam com a realidade: o homem, a virtude, e o bem.

    Débora e Joana. Noturno/4°período.

    ResponderExcluir
  7. muito interesante esse tema o conhecimento universal!este tema tras uma grande revelacao que o conhecimento universal nao é igual para todos!
    gustavo tavares e thais sala 04 noturno

    ResponderExcluir
  8. esse texto fala sobre o conceito universal que o conhecimento pode nao ser igual para todos ele existe objetivamente como uma realidade de conhecimento de cada um.. ALUNAS: ALANA CARDOSO MARQUES VANESSA F. MARQUES SALA:04 PERIODO:4 PERIODO

    ResponderExcluir
  9. Esse texto tenta nos passar que cada pessoa tem um modo de pensar e que jamais temos uma só maneira de pensar.

    Sala : 04 Serie: 4º Periodo Noturno
    Alunos: Geysa Facundo.
    Guimael.

    ResponderExcluir
  10. esse tema é interresante!para boecio o conhecimento nao é igual para tudos os homens,o conceito universal e o que esta na cabeca de cada um é o conceito da realidade!alunos gustavo e thais sala 04 periodo 4!noturno

    ResponderExcluir
  11. O universo esta sob uma forma da universalidade, não são realidades mas sim uma forma dos objetos de pensamentos que ao certo se fudem com a realidade.

    Alunos:Rafael Gomes,Sávio
    Sala:4 ,4º periodo
    Noturno...

    ResponderExcluir
  12. para os universais o objetivo universal e o conceito da realidade e tenta explicar a diferença dos pensamentos de cada um
    aluna(o):carla patricia ,joão pedro
    sala:04 noturno

    ResponderExcluir
  13. é um conceito da realidade,explicando a diferença de pensamento de cada um.
    Narla e Raniely

    ResponderExcluir
  14. O conceito da realidade, esta ligada com o pensamento universal, para os realistas eles convergem entre si.

    Amanda e Fernanda.
    4p n s 4.

    ResponderExcluir
  15. Cada um de nós tem um meio diferente de pensar... O que corresponde a uma realidade pra mim, pode não ser a mesma coisa pra uma outra pessoa. Assim, cada um tem um modo diferente de distinguir as coisas, de interpretar e de se portar diante uma situação!
    Sala:03 Noturno

    ResponderExcluir
  16. Os universais, ou o conhecimento universal é algo que não existe, pois cada um tem sua visão e/ou conceito sobre o que conhece.

    Henrique Cavicchioli
    Sala: 03 matutino

    ResponderExcluir
  17. Não existe o conhecimento universal: o que existe é o conhecimento particular. Severino Boécio afirma que o sujeito e o predicado podem ser diferentes, é a distância entre esss\~encia e existência.
    Wanderson R. da Silva
    (Sala 03 Matutino 4° Período)

    ResponderExcluir
  18. O conhecimento universal é o mesmo que todo mundo tem o mesmo conheceito para um objeto.
    Severino Boécio afirma que nao existe o conhecimento universal e sim o conhecimento particular.

    Ricardo Araujo. Sala:03 Matutino

    ResponderExcluir
  19. Severino Boécio apresente uma afirmação que não existe conhecimento universais mais sim o particular.
    Letícia Rodrigues
    Sala: 03 4º período matutino.

    ResponderExcluir
  20. Os universais tentão explicar que cada um tem um modo de pensar nunca pensaremos iguais. wenderson quarto periodo sala quatro vespertino.

    ResponderExcluir